domingo, 9 de setembro de 2012

Conceitue Sociedades Anônimas

Na sociedade anônima, o capital divide-se em ações, obrigando cada sócio ou acionista somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir. Sociedades anônimas também são denominaas de campanhias.

As principais características das sociedades anônimas são:

- é sempre uma sociedade empresária;
- é designada por denominações , acompanhada de expressão companhia ou sociedade anônima, expressas por extenso ou abreviadamente, mas vedada a utilização da primeira ao final. Poderá figurar na designação o nome de fundador, acionistas ou pessoa que por qualqer modo tenha concorrido para o êxito da empresa.
- a campanhia pode ter por objetivo participar de outras sociedades, ainda que tal participação não seja prevista no estatuto. A partcipação é facultada como meio de realizar o objetivo social ou para beneficiar-se de incetivos fiscais.

A sociedade anônima rege-se por lei especial, aplicando-se-lhe nos casos omissos as disposições do Código Civil.

4 comentários:

  1. Ações são tipos de propriedades, representativos das cotas-partes em que se divide o capital social de uma sociedade por ações.

    ResponderExcluir
  2. Na S/A por ser uma sociedade de capital, prevê a obtenção de lucros a serem distribuídos aos acionistas.

    Carliana Duarte RA:3715656584

    ResponderExcluir
  3. Nesse sistema de sociedade o que determina a proporção de voz ativa na tomada de decisão são as cláusulas contratuais vigentes de acordo com a quantidade de ações pertencentes a determinado associado.


    Keila Ibanez
    RA: 4442864729

    ResponderExcluir
  4. Neste modelo de sociedade, não é necessário uma escritura pública (contrato social) ou outro ato oficial, assim esta sociedade de capital, vai prever a obtenção dos lucros e distribuí-los aos acionistas.

    Vivian-RA:4251863558

    ResponderExcluir