terça-feira, 25 de setembro de 2012

ATPS - ETAPA 2 -

Descrevendo a montagem de uma empresa

O primeiro passo para a montagem de uma empresa é a criação de um contrato social nos esquemas citados na postagem anterior.
Criado este contrato o mesmo deve ser apresentando a junta comercial para efetuarmos o registro do mesmo, apartir daí serão criados:
* CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
* IE - Inscrição Estadual
* Registro em prefeitura

Para obter o CNPJ é necessário o número de registro da empresa, tendo este número em mãos é só efetuar o cadastro pelo site da receita federal e gravar um arquivo para remessa, depois de enviado, a receita federal disponibiliza um documento provisório de inscrição a ser impresso e reconhecido em cartório juntamente com o documento de criação da empresa.
Toda essa documentação deve ser levada a uma agência da fazenda mais próxima, normalmente indicada no documento básico de entrada DBE.
Esse documento de inscrição deve ser efetuado sobre o conhecimento de um contador, uma vez que um dos campos a ser preenchido faz essa exigência.
O próximo passo é efetuar a inscrição na secretaria da fazenda estadual para a obtenção da inscrição estadual, porém quanda a empresa enquadrar-se como sociedade LTDA (Limitada), o IE é emitido juntamente com o CNPJ.
Com toda essa documentação obtida deve ser efetuado um cadastro na JUCESP (Junta Comercial Estadual de São Paulo) para que sejam feitas as devidas análises e liberado o alvará de funcionamento.

Um comentário: